O que você precisa para fazer o seu tracking?

By | agosto 1, 2017

O que você precisa para fazer o seu tracking?

Saiba de onde seu cliente vem, para onde vai e o qual sua necessidade. Monitore e rastreie sua presença em seu site usando a ferramenta tracking.

Monitorar o desempenho da sua empresa e os resultados na internet, gerados a partir das suas estratégias de marketing digital tem sido necessário, tanto quanto, as ações externas, para entender o desempenho e monitoramento da sua marca na rede digital.

Com o tracking é possível rastrear, como monitorar ações padrão que usuários podem tomar em um site, através dos cliques dados em seu site. É possível saber o fluxo de navegação e o tráfego de seu cliente. De onde ele veio.

Esse tipo de trabalho pode ter como objetivo monitorar diversos tipos diferentes de ações, como downloads, cliques em banners, botões de conversão, visualizações de vídeo e todos os cliques possíveis serão mensurados através do tracking.

A estrutura do Google analytics é simples e de fácil acesso. As empresas devem saber analisar os dados e acompanhar o caminho que seu cliente veio, o que procura, onde passeia em seu site e pra onde vai. Estas são as funções básicas do tracking.

Antes de começar a implementação de monitoramento, vale a pena fazer algumas perguntas para se certificar do caminho correto a seguir, pois elas influenciam na forma como será feita a instalação do Tracking. Veja algumas delas:

– Qual versão do Google Analytics estou usando?

– Quais elementos do site quero monitorar?

– Qual a convenção de nomenclatura e categorização vou utilizar para organizar os relatórios?

Se necessário, converse com o desenvolvedor e peça orientação de funcionamento da ferramenta tracking em sua plataforma.

São incontáveis os fatores positivos do tracking no âmbito da análise ao monitorar os eventos dentro da página e gerar um relatório quantitativo com tais dados no final de um determinado período.

Você deve ter notado que para implementar as ações de tracking de eventos no seu site ou blog precisa ter um conhecimento de HTML e JavaScript, ou ter uma equipe de programadores de sistemas de informática para executar as modificações no código fonte.

 

Benefícios ao usar o tracking

Estamos constantemente aprendendo quão importante é acompanhar e monitorar o comportamento dos clientes, e principalmente, como essa prática ajuda a definir quais ações de melhoria sua empresa deve tomar.

Entregar valores mensurados aos clientes pode fazer toda a diferença em mercados competitivos, mas é muito importante este processo seja baseado em métricas que ajudem a gerar resultados tangíveis.

Certamente, será um dos seus desafios, descobrir quais métricas são as mais relevantes para o seu nicho de atuação, como conseguir compreender o que o usuário deseja e se ele está pronto e satisfeito.

 

Descubra através do tracking de eventos

Ter mais detalhes onde seu possível cliente está ou não interagindo em seu site te ajudará:

– Acabar com o “achismo” – você sai do: “eu acho que ele veio daqui” ou “eu acho que todo mundo sempre clica nesta imagem”;

– Descobrir possíveis melhorias de usabilidade que você precisa fazer em seu site e gerar ainda mais valor de forma circular;

– Saber onde os gatilhos/indicações foram acionados com base em algum contexto predeterminado;

– Entender como o contexto das ações do usuário e seus inter-relacionamentos podem influenciar no comportamento do usuário e como catalisar para melhorias contínuas.

– Começar a entender quais são as métricas que importam e quais são as métricas desnecessárias.

 

Ao fazer o tracking você irá transformar os dados em informações relevantes que tragam ainda mais conhecimento sobre seu público de interesse e ganhar mais assertividade nas tomadas de decisões.

A busca pelas métricas de monitoramento podem até ser trabalhoso, mas são atitudes como essa que fazem empresas conseguirem se diferenciar em mercados competitivos.

Tenha excelência com o rastreamento e na utilização desta ferramenta e passe a oferecer exatamente o que seu público quer, o que sente, como reage e como propaga a sua satisfação.

 

 

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